A menos de 20 dias para a 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia, o Paraná já alcança uma marca histórica: 121 municípios confirmaram participação, incluindo Palotina, Maripá e Terra Roxa, que já aderiram oficialmente ao movimento. A ação acontecerá no próximo dia 22 de julho, quando se comemora o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
O número de municípios participantes cresce a cada ano: em 2023, foram 74 cidades; em 2024, o número saltou para 103. Agora, em 2025, já são 121 municípios mobilizados — um aumento de 61,2% em relação à primeira edição, representando quase 30% do Estado, mesmo faltando três semanas para o evento.
Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a caminhada faz parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio e visa reunir toda a comunidade em torno da luta pelo fim da violência contra as mulheres.
Além de Palotina, Maripá e Terra Roxa, dezenas de outros municípios de diferentes regiões do Paraná já confirmaram sua participação. Quem ainda não aderiu tem até 15 de julho para formalizar a inscrição e somar forças nesta mobilização coletiva.
A Caminhada do Meio-Dia conta com apoio de organizações da sociedade civil, empresas e instituições como a OAB, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e o grupo CASE IH.
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei n.º 19.873/2019 em memória da advogada Tatiane Spitzner, se tornou um marco na defesa da vida das mulheres paranaenses.
Comentários: