O frio chegou com força ao Paraná nesta terça-feira (29) e trouxe consigo a menor temperatura do ano em diversas cidades do estado. Em Palotina, os termômetros marcaram 8,5°C por volta das 7h da manhã, conforme dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Essa foi a menor marca registrada no município em 2025 até agora.
Em todo o estado, 39 das 49 estações meteorológicas do Simepar anotaram seus menores índices de temperatura do ano. As cidades mais frias foram Palmas, com 4°C, e Pinhão, com 4,5°C. A sensação térmica nessas localidades foi ainda mais baixa: 0,6°C em Palmas e 2,9°C em Pinhão.
A madrugada também marcou a primeira geada do ano no Paraná. Embora de fraca intensidade, o fenômeno foi registrado em cidades como Cruz Machado, Guarapuava, Ponta Grossa e General Carneiro. Em várias regiões, moradores fotografaram gramados esbranquiçados, embora em alguns casos fosse difícil diferenciar entre orvalho e geada.
De acordo com a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, o orvalho ocorre com a condensação do vapor d'água em forma líquida, enquanto a geada exige temperaturas em torno de 0°C, transformando o vapor diretamente em gelo.
Previsão – O frio deve continuar nos próximos dias. Na quarta (30) e quinta-feira (1.º), as mínimas ainda devem ficar abaixo ou próximas dos 10°C na metade sul do estado, com destaque para regiões como o Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste, onde os termômetros podem marcar entre 5°C e 8°C. A partir de sexta-feira (2), as temperaturas voltam a subir gradualmente em todo o Paraná.
Comentários: