As novas restrições de tráfego na ponte sobre o Rio Piquiri, no km 541,79 da BR-272, entre Francisco Alves e Guaíra, devem provocar aumento expressivo na circulação de veículos principalmente de grande porte em Palotina nos próximos dias. O alerta foi feito após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciar, na última segunda-feira (13), mudanças no tráfego devido a trabalhos de manutenção e monitoramento da estrutura.
De acordo com o órgão, o tráfego na ponte está totalmente interditado das 19h às 7h, por motivo de segurança. Durante o dia, das 7h às 19h, o trânsito funciona no sistema “pare e siga”, permitindo apenas a passagem de veículos com até quatro toneladas. Caminhões, carretas, bitrens e rodotrens continuam proibidos de trafegar em qualquer horário.
Com a interdição, o DNIT definiu rotas alternativas que passam pelo município de Palotina, o que deve gerar aumento considerável no movimento de veículos. As opções de desvio são:
Sentido Guaíra/Mato Grosso do Sul: de Francisco Alves, seguir pela PR-182 até Palotina e depois pela PR-364, retornando à BR-272 no km 554;
Sentido Guaíra/Mato Grosso do Sul: do km 554 da BR-272, seguir pela PR-364 até Palotina e depois pela PR-182 até Francisco Alves.
O alerta é para que os motoristas não utilizem o contorno viário no trecho entre a PR-182 e a PR-364, pois o local não está preparado para receber grande volume de tráfego. A recomendação é seguir rigorosamente os trajetos oficiais informados pelo órgão federal.
Com o aumento no fluxo de veículos, o poder público reforça o pedido de atenção redobrada a condutores e pedestres, especialmente nos horários de maior movimento, para evitar acidentes e garantir a segurança nas vias urbanas.

Comentários: