Equipes da Copel seguem em campo no trabalho de restabelecimento do fornecimento de energia, após as chuvas fortes que atingiram as regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná ao longo deste final de semana. A continuidade do evento climático neste domingo elevou o volume de ocorrências para atendimento. Ao todo, há 3,4 mil casos para atuação das equipes da companhia, em todo Estado, sendo cerca de 1,1 mil no Noroeste, 1 mil no Oeste, 900 no Norte e as demais nas outras regiões.
Ao longo do evento climático, 29 municípios chegaram a ter o fornecimento interrompido na totalidade, devido a danos nas fontes de abastecimento. Destes, 19 estão totalmente recompostos e 5 recompostos parcialmente. Já em cinco municípios, as equipes seguem trabalhando para reconstruir as redes destruídas pelos ventos fortes e quedas de árvores sobre a fiação, a fim de possibilitar a normalização do atendimento: Alvorada do Sul, Bom Sucesso, Porecatu, Quarto Centenário e Santa Fé.
Em Alvorada do Sul, as duas alternativas de abastecimento somam 49 postes quebrados. Bom Sucesso enfrenta situação semelhante, com 31 postes quebrados nas duas redes de abastecimento ao município, enquanto outros 40 postes quebrados já foram contabilizados na área urbana. Porecatu teve postes quebrados sendo contabilizados em uma das fontes, e a fiação foi deslocada dos postes na outra rede, em manutenção. Em Quarto Centenário, são também 31 postes quebrados nas duas opções de alimentação.
Em Santa Fé, o abastecimento principal está operando, porém há pelo menos 30 postes quebrados na área urbana do município. O Corpo de Bombeiros faz a retirada de árvores caídas sobre as redes elétricas, e equipes da Copel trabalham na subestação e nas redes de distribuição. Além disso, cerca de 30 profissionais estão mobilizados para atuar na reconstrução de seis torres derrubadas pela força dos ventos na área rural de Santa Fé. Elas fazem parte de uma linha de alta tensão que faz a conexão do sistema elétrico entre Alto Alegre e Astorga; não há imóveis sem luz por causa da queda das estruturas, cuja reconstrução deverá exceder uma semana de trabalho.
No momento, há 59 mil domicílios sem luz em todo o Paraná, sendo 39 mil na região Norte do Estado, 10 mil no Noroeste e 6 mil no Oeste.
A Copel trabalha com contingente total em campo e operação, com reforço de equipes nas localidades mais atingidas. Além dos municípios citados acima, que se destacam pela gravidade dos danos sofridos pelas redes elétricas, as bases de Campo Mourão, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon concentram os maiores volumes de chamados para atuação das equipes da companhia.
A Copel tem investido cada vez mais em sistemas de automação, que isolam o ponto de defeito e restabelecem os serviços em questão de minutos para grande parte dos consumidores. Em pontos onde há danos severos à rede elétrica os profissionais de campo da companhia seguem atuando até que todos os domicílios sejam religados. A previsão de restabelecimento varia de acordo com as características da manutenção ou reconstrução de rede necessária em cada ponto atendido.
CANAIS DE ATENDIMENTO – A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da Copel, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.
SEGURANÇA – Em situações de temporais, deve-se seguir as orientações da Defesa Civil e jamais aproximar-se de locais onde haja postes quebrados ou fios caídos. Situações de risco devem ser relatadas à Copel através do telefone 0800 51 00 116.

Comentários: